Não é de hoje que ouvimos muitos dizendo esquecimento frequente, dificuldade de atenção e diversas outras queixas mentais relacionadas com o cognitivo... fora o receio que temos de doenças mentais que nos tirem de nossa psique normal por tempo indefinido.
Creio que seja um desejo comum pra todos, uma qualidade de vida alta pelos diversos fatores externos e internos... a associação de um físico hábil que te leve onde sua mente ativa deseja estar.
Voltamos à ideia da balança e equilíbrio com Hipócrates,
“If we could give every individual the right amount of nourishment and exercise, not too little and not too much, we would have found the safest way to health.”
―Hippocrates
E certamente, devemos concordar, nutrição e exercício são os caminhos, em dose adequada, mais ideais e seguros para a saúde. Lembre de incluir em "nutrição" quando mencionamos, a nutrição mental... ler e consumir conteúdos estressantes pode te deixar mais angustiado do que tranquilo.
Aproveitando comentários deste artigo de revisão, tudo indica que o bom preparo físico melhora a cognição de crianças, assim como a ausência de preparo físico piora seu desempenho cognitivo.
Uma pílula mágica ainda não existe, nem para um "super-cérebro", nem para uma versão imediatamente saudável, por isso se faz necessário que seja feito diariamente o trabalho de uma vida. Que trará consequências positivas conforme estimulamos a atividade e mobilidade ou negativas com o sedentarismo.
Esse artigo também reforça vantagens do exercício na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, osteoporose, câncer de cólon e mamas, e até problemas mentais.
O exercício aeróbico também é associado com melhora de um tipo de memória, que faz conexão entre objetos, pessoas, lugares e eventos direcionado do hipocampo. Ajudando naquelas memórias de onde conheceu o sujeito, nome, e outras informações... Além de ser benéfico para a acurácia do pensamento.
E na parte física, crianças bem preparadas fisicamente apresentaram aumento de estruturas importantes do cérebro, que melhoram o processamento de informação e a memória relacional.
Ah, comentei de crianças aqui... mas nos adultos eles também reforçam, existem vantagens, até para nós! Adultos com alguma razão de dopamina baixa, seja ela qual for, possuem vantagens pelos exercícios!
Seguimos nos adultos pensando nas vantagens de prevenção de demências diversas, com mais aeróbicos adicionados ao dia a dia. Ajudando na estrutura e na função cerebrais, e na performance cognitiva.
Por outro lado, nosso querido treino de resistência já se demonstra também interessante pra performance de memória em adultos e adultos mais velhos. Especialmente com níveis maiores de resistência. O treino resistido também se demonstra interessante pra reduzir níveis de homocisteína, elevar níveis de IGF-1. A homocisteína quando muito alta é associada a um comprometimento de cognição.
Olhando para mulheres idosas, o exercício resistido se provou interessante pra melhorar a velocidade de marcha, a qualidade do raciocínio em atenção seletiva e resolução de problemas.
Com isso, finalizo dizendo, existem medicações que podemos tomar pra ajustar alguns níveis de suplementação, existem suplementos que tomamos pra ajudar na performance... e a alimentação com o exercício seguem sendo a base de construção de uma versão potencializada de nós mesmos.
Cuidar de nós é um hábito desenvolvido, e muito esperado por todos que nos amam.
Sobra pra você apenas, iniciar o ingresso para a melhora da cognição com a prática de exercícios aeróbicos e resistidos, coma coisas com valores nutricionais importantes... E tenha paciência com o processo.
Nos vemos em breve!
Atenciosamente,
Dra. Ingridi Vargas Guimarães Reis
fonte principal:
Commentaires