top of page
Foto do escritorMaria Eduarda

Síndrome da Amnésia Glútea, já ouviu falar?




Muitas disfunções musculares ainda não são totalmente esclarecidas e com diagnóstico efetivo por algum exame de imagem ou reconhecida oficialmente em alguma classificação médica.

Nesse caso, a síndrome da amnésia glútea é uma delas. Trata-se de uma condição em que a função do glúteo máximo (como a extensão e rotação externa de quadril)  localizado no quadril é comprometida, resultando em dor, fraqueza e limitação funcional na região glútea e até mesmo na lombar. Apesar de não ser uma condição transparente de identificação é possível afirmar como uma disfunção/síndrome musculoesquelética de dor crônica.


Mas, como identificar? 


Por meio de algumas características clínicas a síndrome se expõe com sintomas de dor glútea podendo irradiar para a parte posterior da coxa ou região lombar; fraqueza muscular com diminuição de força para atividades como subir escadas; e a redução de mobilidade como a dificuldade de realizar movimentos como agachar. 


Qual uma possível causa? 


A disfunção do glúteo máximo pode ser atribuída a vários fatores como a sobrecarga muscular em atividades repetitivas que exigem a utilização constante levando a fadiga e a dor; lesões traumáticas como trauma direto ou em lesões esportivas podem comprometer; e como também a inatividade longa pode colaborar para a fraqueza muscular. 


Ao abordar o tratamento alguns recursos podem ser utilizados como a fisioterapia com exercícios específicos para fortalecimento do glúteo máximo; melhoria da mobilidade do complexo articular do quadril; técnicas de terapia manual como mobilizações e liberação miofascial para amenizar a dor são recursos fundamentais para combater a causa.


Logo, mesmo que a condição não seja amplamente reconhecida, o entendimento da  importância da função do glúteo máximo na biomecânica do corpo humano tornam fundamentais para uma maior compreensão sobre a condição. Dessa forma, o tratamento é conservador, sem necessidade de intervenção cirúrgica, com trabalho vinculado a redução da dor e na realização de exercícios de força contribuindo para amenizar a disfunção.


14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page