Por Dra. Ana Paula Simões
Se o seu ideal de férias é sentar na praia, lendo um romance, e esperando a próxima refeição de grandes dimensões (ou o próximo drink), você não está sozinho. Mas pode estar perdendo. Acredite: um projeto de "férias fitness", onde o exercício é o foco da viagem, pode ser mais divertido e benéfico para sua saúde.
Vou te dar uma lista com seis razões para pelo menos pensar nessa ideia:
1) Mudar a rotina e o cenário Quando você corre, rema, escala, nada ou pedala fora da sua cidade, você foge da rotina. Muda a cena, você é o turista, vê coisas diferentes, interage com as pessoas de forma diferente, tem experiências únicas.Não é isso que um período de férias deveria ser?
2) Relaxamento total
Exercício libera todos os tipos de produtos químicos que produzem felicidade em nossos cérebros. Ele pode melhorar toda a experiência de férias - a comida tem gosto melhor, as bebidas descem um pouco mais suaves, e você dorme mais profundamente. Não ter as preocupações com o trabalho fazer você ter uma percepção melhor do esporte.
3) Manutenção ou perda de peso No modelo típico de férias, você volta com 2 a 3 quilos a mais na conta. Se for um cruzeiro ou viagem em hotel all inclusive, pode ser o dobro disso. "Férias fitness" permitem ao menos manter, e às vezes até mesmo perder peso. Pois a queima de calorias durante a atividade faz seu cérebro não aceitar comida demais. O fato de ir treinar faz escolher melhor sua alimentação, ficar em movimento lembra você de apreciar seu corpo.
4) Voltar melhor Se você já gosta de um esporte e não tem tempo de praticá-lo como gostaria, as "férias fitness" podem ser a chance de procurar um hotel com bons instrutores. Sem tantos compromissos, você ainda voltará à sua rotina jogando melhor do que antes. 5) Pessoas com o mesmo espírito Você já foi para uma corrida durante as férias? Passeios à base de esportes coloca você entre um grupo de pessoas com os mesmos objetivos e interesses afins. Além de ser muito divertido estar com pessoas saudáveis! 6) Conhecer lugares novos Seja a pé, de bicicleta ou de caiaque, mudar o estilo de turismo te levará a conhecer lugares diferentes e de uma maneira diferente. Experimente correr naquela praia que você já visitou cinco vezes, ou pedalar até a cidade vizinha e terá uma experiência completamente nova. Tente remar um caiaque ou stand up paddle naquele mesmo rio em que já viu o pôr do sol tantas vezes e vento que bate no rosto levar todos os problemas embora. Repense os velhos conceitos desde já e comece 2016 renovador!
Bons treinos!
Dra. Ana Paula Simões
👉 Mestre em ortopedia e traumatologia pela Santa Casa de São Paulo
👉 Especialista e delegada regional do Comitê de Traumatologia esportiva
👉 Médica assistente do grupo de traumatologia da Santa Casa de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Futebol Feminino e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva.
Comments