Não é pequeno o número de pacientes e mesmo de amigos que me procuram para que eu lhes prescreva testosterona ou outros similares para fins estéticos e de melhora de desempenho esportivo. E também não é pequena a quantidade de orientações na internet a cerca dos males que tais substâncias podem fazer se usadas indiscriminadamente por pessoas que não tenham indicação clínica para tal.
As pessoas que realmente necessitam do uso do esteróide anabolizante testosterona são as pessoas que tenham deficiência comprovada mais sintomas clínicos relacionados à queda da produção do hormônio.
Porém, hoje em dia a banalização do uso dela e de seus derivados faz com que se ignorem os seus efeitos colaterais. Pessoas assumem riscos como eventos cardiovasculares( infarto, arritmias cardíacas, derrames), infertilidade, câncer e outros, porque quando estes efeitos acontecem, as vítimas saem das academias e começam a frequentar hospitais e consultórios médicos em busca da sua saúde de volta. Não servem, portanto, de exemplo para novos usuários frequentadores daquele mesmo ambiente fit.
Seria muito mais natural, saudável e inteligente que um jovem que, por exemplo, quisesse ganhar mais massa muscular, se dedicasse a perder excesso de peso corporal( gordura) e a se alimentar melhor.
Explico:
A gordura acumulada em volta das vísceras produz uma enzima chamada aromatase. Ela é necessária fisiologicamente para manter níveis de testosterona e estradiol equilibrados no corpo do homem e da mulher. Porém, quando em excesso, a gordura transformaria mais testosterona em estradiol, levando ao desequilíbrio natural e causando sintomas não desejados.
Perda de ânimo, depressão, irritabilidade, ganho de mais peso, fadiga, etc são causados por esta deficiência relativa de testosterona, causada apenas pela obesidade!!
Sendo assim, a testosterona aplicada com intuito de ajudar o homem a perder peso e emagrecer teria efeitos inversos e perigosos.
Além deste ciclo vicioso, essa testosterona exógena bloquearia dois hormônios essenciais para a fertilidade masculina, dentre eles o FSH. Este estimularia a formação de espermatozoides, e, sendo bloqueado, causa ausência destes no sêmen, e consequente infertilidade.
Por isso, a indicação de dieta com mais plantas, exercícios fisicos voltados para perda daquela gordura em excesso são os primeiros passos para melhorarem os sintomas destes pacientes sem que haja qualquer prejuízo à sua saúde. É cientificamente comprovado o aumento dos níveis de testosterona já com medidas simples e baratas como estas!
Comments