A dor de cabeça por mais frequente que pareça no dia a dia, é um assunto sério.
As cefaleias podem ser classificadas em primárias e secundárias. Dentro das primárias existe uma subclassificação denominada de cefaleia tensional. E é nessa, principalmente, que o fisioterapeuta pode te ajudar a tratar.
Normalmente é episódica, com pico de prevalência na quarta década, ou seja, por volta dos quarenta anos. Ao relacionar o sexo as mulheres tende a ter mais do que em homens, e a idade mais afetada é entre 20 e 50 anos. A crise ocasionalmente tem intensidade fraca ou moderada e é acompanhada da sensação de aperto ou pressão apenas um lado ou de ambos os lados.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe) estima-se que a predominância da cefaleia tensional no Brasil varia entre 13% com a cefaleia tensional, relacionada à tensão, ansiedade e estresse. Todavia, dependendo da região geográfica no país e dos critérios diagnósticos pode variar entre 20% e 40% da população. A dor de origem muscular está atrelada à tensão ou contratura dos músculos do pescoço, ombros e cabeça.
Ao se tratar da musculatura os músculos envolvidos são:
O trapézio superior localizado na parte superior das costas, ele se estende até a base do crânio e é responsável pela elevação dos ombros e movimentos do pescoço.
A tensão neste músculo pode irradiar dor para a base do crânio e a parte de trás da cabeça.
Músculos suboccipitais são um pequeno grupo de músculos na base do crânio que controlam a inclinação e a rotação da cabeça.
Quando esses músculos se contraem excessivamente, podem causar dor na região posterior da cabeça e pescoço.
Esternocleidomastóideo esse músculo se conecta da clavícula e esterno ao osso mastoide, atrás da orelha. Executa o papel importante de rotação e flexão da cabeça e pescoço.
A tensão nele pode irradiar dor para a lateral da cabeça e até a região frontal.
Temporal e masseter são músculos da mandíbula e lateral da cabeça que, ao se contrair, podem gerar uma sensação de pressão e dor na região das têmporas e ao redor dos olhos.
Além dos músculos, existem as conexões nervosas e a dor referida (quando se sente em uma região, mas a causa está em outra), os músculos descritos estão próximos de várias ramificações nervosas, incluindo o trigêmeo e nervos cervicais superiores (C1 a C3).
Esses nervos têm uma importante função de comunicação entre o pescoço e a cabeça, entre eles o nervo trigêmeo principal nervo sensorial da face e das estruturas superiores da cabeça. Estímulos excessivos a esse nervo, como aqueles resultantes de tensões musculares, podem causar dor de cabeça referida, onde o cérebro interpreta a dor como originária de áreas faciais, mesmo que a origem esteja nos músculos do pescoço. Quanto aos nervos occipitais maior e menor, também podem ser estimulados pela tensão muscular. Eles transportam a sensação de dor desde a base do crânio até o topo da cabeça, contribuindo para a sensação de pressão e dor.
Mas, por qual motiva a musculatura tensiona a ponto de gerar dor?
A tensão nos músculos do pescoço e da cabeça pode ocorrer por várias razões, como postura inadequada por longos períodos, estresse, ansiedade e falta de ergonomia ao trabalhar ou estudar. Quando há tensão muscular, ocorrem pequenas contrações repetitivas e, com o tempo, o acúmulo de metabólitos inflamatórios, como o ácido lático, leva ao surgimento de dor.
Com a contração muscular prolongada pode reduzir o fluxo sanguíneo nos músculos do pescoço e cabeça, resultando em isquemia (falta de oxigênio). Isso gera dor e intensifica a contração, criando um ciclo de dor e tensão.
Na sua estrutura a coluna cervical possui um mecanismo de suporte para o crânio, e qualquer desalinhamento postural ou alteração nos discos e vértebras cervicais pode aumentar a tensão nos músculos adjacentes e desencadear uma dor de cabeça muscular.
Por fim, a dor pode melhorar com exercício físico, ou seja, a musculação é um do recursos principais. Se, os sintomas presentes são similares aos descritos, recomendo buscar a orientação de um fisioterapeuta.
Aproveito e deixo o link que direciona diretamente para o site da Sociedade Brasileira de Cefaleia.
Nele é possível realizar um teste para entender o impacto que está causando e buscar auxílio. https://sbcefaleia.com.br/teste-dor-de-cabeca.php
Kommentare